Marc Fazer login
FOLHA DE S. PAULO

Editorial reconhece abordagem “simplista” e “acusatória” em reportagens sobre o serviço público; Fonacate elogia iniciativa


No texto, a ombudsman Flavia Lima avalia que a imprensa tem deixado a desejar na cobertura sobre o setor
  01/09/2020
  Atualizado em 16/09/2020



“A 'Geni' da cobertura jornalística”. O editorial da ombudsman da Folha de São Paulo, Flavia Lima, publicado no último domingo, 30 de agosto, trouxe um fio de esperança às entidades representativas do serviço público, que, há tempos, anseiam por abordagens menos enviesadas e com o devido espaço ao contraditório nas reportagens sobre o setor. Ainda estarrecidas com a recente cobertura sobre dados divulgados pelo Instituto Millenium, que em nenhum momento foram confrontados, as entidades afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), entre elas a ANPPREV, não poderiam deixar de reconhecer a importância dessa autocrítica. Por isso, encaminharam à Folha, nesta segunda, 31, uma carta elogiando a postura.     

No editorial, Flavia Lima ressalta que “o debate em torno dos desafios da máquina pública, das muitas ineficiências, além dos supersalários e dos efeitos que eles têm sobre o orçamento público, tem muita relevância”, mas “a forma como essa discussão geralmente é feita pela imprensa, porém, deixa a desejar”. Ela avalia, ainda, que muitas vezes os temas ligados ao setor são tratados de forma “simplista e acusatória”. 

Para as entidades do Fórum, o texto trouxe uma reflexão necessária e responsável. Na carta enviada, destaca dados apresentados nos estudos “Reforma Administrativa do Governo Federal – Contornos, Mitos e Alternativas” e “O Lugar do Funcionalismo Estadual e Municipal no Setor Público Nacional, de 1986-2017” que desfazem mitos sobre o custo, o tamanho e a eficiência da máquina pública ao apontar, por exemplo, a queda na relação entre gastos de pessoal/PIB, em nível federal, nas últimas décadas. Por fim, o Fonacate se coloca à disposição da Folha para contribuir com o debate.

Nós, da ANPPREV, esperamos que esse seja o primeiro passo para construção de um diálogo mais franco e honesto sobre os desafios do serviço público, onde a imprensa tem papel fundamental.





    

© ANPPREV 2020 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto