Marc Fazer login
STF

Em discurso de posse, Luiz Fux destaca importância da união do povo e da harmonia entre os Poderes


Solenidade contou a presença dos presidentes da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
  11/09/2020
  Atualizado em 20/09/2020



O chamado à unidade nacional e à harmonia entre os Poderes da República ditou a tônica do discurso de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, nesta quinta-feira, 10 de setembro. A solenidade contou também com a presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/AP).

Fux ressaltou a importância da diversidade do pensamento político como instrumento fundamental à democracia e pregou respeito às disposições constitucionais. “A despeito de nossas diferenças, é imperioso que tenhamos uma única concordância, uma espécie de consenso por justaposição: para a sobrevivência de uma sociedade plural, prometida no patamar do preâmbulo da Carta Maior, as discussões e soluções para o nosso país devem emergir do tecido da Constituição, sempre em respeito aos direitos fundamentais e à cidadania”, afirmou.

O novo presidente da Suprema Corte garantiu que seu mandato terá como marcas “a necessária deferência aos demais Poderes no âmbito de suas competências” e a luta permanente contra mazelas que ainda persistem no país. “Não admitiremos qualquer recuo no enfrentamento da criminalidade organizada, da lavagem de dinheiro e da corrupção”, pontuou.

Por fim, o magistrado prestou uma homenagem às vítimas da Covid-19 e ressaltou que o momento “torna imperativa uma reflexão sobre nossas vidas, nossos rumos e nossos laços de identidade nacional”.

Leia aqui a íntegra do discurso.





    

© ANPPREV 2020 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto