Marc Fazer login
FONACATE

Entidades intensificam trabalho parlamentar contra a PEC 32/2020


Em assembleia realizada na última terça, 13, representantes mapearam pontos críticos da reforma administrativa
  15/10/2020
  Atualizado em 21/10/2020



Enquanto aguardam a definição do rito de tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, as entidades afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras de Estado (Fonacate) avançam na elaboração de emendas e na articulação junto aos parlamentares, com o objetivo de reduzir os danos que a aprovação do texto original pode representar para o serviço público.  Em assembleia realizada na última terça-feira, 13 de outubro, os representantes definiram pontos críticos que devem ser alvos de proposições. A presidente da ANPPREV, Thelma Goulart, participou da reunião.

O trabalho do Fórum será centrado nos artigos que versam sobre: criação de vínculo de experiência; relativização da estabilidade; definição de cargos Típicos de Estado; contratações temporárias e progressões e promoções.  As entidades também vão atuar no sentido de suprimir a concessão de poderes ao presidente da República para extinguir pastas e cargos, sem a prévia autorização do Congresso Nacional. O artigo tem sido, inclusive, foco de críticas até por parte dos parlamentares que apoiam a reforma administrativa. 

Sobre o pedido apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 2 deste mês, para exigir a imediata divulgação dos estudos que embasam a PEC 32/2020, a assessoria jurídica informou que a liminar foi negada. A estratégia, agora, é trazer novas argumentos para robustecer a petição. “Contamos com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público nesta ação e vamos aguardar o Ministério da Economia se posicionar e apresentar, se é que existem, os estudos e números que subsidiaram a proposta”, afirmou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

ATUAÇÃO CONJUNTA

Lançada em outubro de 2019, a Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Professor Israel Batista (PV-DF), anunciou durante a assembleia a publicação do portal servirbrasil.org.br. No canal, será possível acompanhar o passo a passo da tramitação da PEC 32/2020 e o trabalho desenvolvido conjuntamente pela Frente e pelo Fórum no âmbito do Congresso Nacional. Toda a produção técnica do Fonacate também estará disponível no site.





    

© ANPPREV 2020 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto