Marc Fazer login
SERVIÇO PÚBLICO

Fonacate lança publicações sobre a reforma administrativa


Coletânea de artigos aborda temas inerentes ao debate sob perspectivas técnicas
  20/07/2020
  Atualizado em 26/09/2020



Em uma nova contribuição para o debate público, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela ANPPREV, lançou, na última semana, a coletânea “Cadernos da Reforma Administrativa”. Sob a coordenação do Fórum, especialistas em Administração Pública e Economia abordam, em cinco publicações, temas como produtividade, remuneração, negociação coletiva e direito de greve no serviço público, entre outros.   

O coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, José Celso Cardoso Júnior, presidente da Afipea, ressalta que o objetivo é trazer novos argumentos, sob perspectivas técnicas, para fomentar o debate. “Defendemos uma reforma administrativa de natureza republicana e democrática, voltada ao fortalecimento de um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, inclusivo, soberano, que tenha nas funções sociais de Estado e na valorização e profissionalização dos servidores públicos um de seus eixos principais”, explica.

Conheça as publicações abaixo:

Caderno 1

O debate sobre produtividade e os caminhos para o crescimento econômico no Brasil

Autores: José Augusto Ruas, coordenador Adjunto e professor do Curso de Ciências Econômicas da Facamp, pesquisador do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Facamp e doutor em Economia pela Unicamp.

Saulo Cabello Abouchedid, economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor das Faculdades de Campinas (Facamp).

Caderno 2

O ciclo laboral no setor público brasileiro

Autores: Antônio Augusto de Queiroz, jornalista, consultor e analista político, mestrando em Políticas Públicas e Governo na FGV, diretor de Documentação licenciado do Diap e sócio-diretor das empresas “Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais” e “Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Púbicas”.

Luiz Alberto dos Santos, doutor em Ciências Sociais, mestre em Administração Pública, advogado e consultor legislativo do Senado Federal. É também professor da EBAPE-FGV e da ENAP. Ex-subchefe da Casa Civil da Presidência da República.

Caderno 3

A regulamentação do direito de negociação coletiva e de greve no setor público

Autora: Regina Coeli Moreira Camargos, economista, doutora em Ciência Política pela UFMG (2008) e pesquisadora em pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (fevereiro 2019 a março de 2020). Autora do livro “Negociação Coletiva: trajetória e desafios”.

Caderno 4

A verdade sobre os números do emprego público e o diferencial de remunerações frente ao setor privado no Brasil

Autores: Félix Lopez Félix Lopez é Doutor em Sociologia pelo IFCS/UFRJ e, desde 2009, técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA.

José Celso Cardoso Jr. José Celso Cardoso Jr. é doutor em Desenvolvimento pelo IE-Unicamp e, desde 1997, é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Atualmente, exerce a função de presidente da Afipea-Sindical.

Caderno 5

Qualificando o Debate sobre os Diferenciais de Remuneração entre Setores Público e Privado no Brasil

Autor: Sandro Sacchet de Carvalho, doutor em Economia na PUC-Rio e pesquisador do IPEA desde 2009.

 

 

 





    

© ANPPREV 2020 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto