Marc Fazer login
Notícia
WEBINAR FONACATE

“Servidores públicos não podem ser tratados como inimigos”, defende jurista Juarez Freitas


Presidente do Fórum, Rudinei Marques, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) e professor de Direito Lawrence Estivalet também participaram do seminário na última quarta-feira, 27
  29/05/2020



O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estados (Fonacate), ao qual a ANPPREV é afiliada, promoveu na última quarta-feira, 27 de maio, seminário online com o tema “O Serviço Público e os Direitos Fundamentais”. Sob mediação da jornalista Vera Batista, do Correio Braziliense, o debate contou com a participação do presidente do Fórum, Rudinei Marques, do jurista e professor Juarez Freitas, do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) e do doutor e professor de Direito Lawrence Estivalet, que lançou o livro “Erosão de Direitos: reformas neoliberais e assédio institucional”, durante a transmissão. 

Ao comentar as declarações registradas no vídeo da reunião ministerial, divulgado pelo Supremo Tribunal Federal na última semana, Juarez Freitas ressaltou que a campanha em curso, com o objetivo desmoralizar o servidor, afeta a confiança mútua que deve existir entre Estado e sociedade.  “Servidores não podem ser tratados como inimigos. Não se põe granada no bolso do servidor público. Essa lógica tem que ser desativada”, afirmou. 

O jurista defendeu a abertura do debate e o direcionamento para temas importantes e pertinentes como serviço público digital. Projeto que, em sua opinião, deveria avançar em tempos de pandemia e seria um marco para trazer a Administração Pública para o século XXI. 

Rudinei Marques, destacou que o Fonacate busca qualificar o debate sobre o serviço público, tendo, inclusive, divulgado estudos técnicos sobre matérias de interesse. Observou, ainda, que, no entanto, as medidas defendidas pelo governo, como é o caso das Propostas de Emenda à Constituição 186 e 188 de 2019, não têm o objetivo de aprimorar a máquina pública. “Não podemos aceitar que uma reforma administrativa seja pautada eminentemente na questão fiscal.”

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) concordou que o corte de salários dos servidores públicos, previsto nas PEC, é uma resposta simplória e não atende à complexidade do debate, que deveria ter como pano de fundo a eficiência da máquina pública. “Um estado não deve ser máximo, nem mínimo. O estado deve ser eficiente e coordenar o gasto com as prioridades da nação”, defendeu. 

EROSÃO DE DIREITOS

O autor, professor e Doutor em Direito, Lawrense Estivalet, explicou que o título da obra é uma crítica à promoção de mudanças na Constituição Federal - não apenas por meio de reformas constitucionais, mas por outros mecanismos como Medidas Provisórias, Decretos, Leis Ordinárias e até decisões judiciais - que, muitas vezes, afrontam a própria essência da Carta Magna. 

“Vivemos reiterados ataques e precisamos relembrar a importância do serviço público em sua essencialidade e universalidade, como o que prevê a Constituição. Os valores fundamentais não podem ser afastados no momento em que enfrentamos uma pandemia e o servidor é convocado a desempenhar um papel ainda maior do que já desempenhava”, pontuou Estivalet.

Os participantes também discutiram tentativas de ingerência política em órgãos de Estado. O presidente do Fonacate citou casos recentes ocorridos no INPE, Ibama e Polícia Federal e o deputado Marcelo Ramos destacou que “a tentativa de aparelhamento do serviço público contraria princípios básicos da Administração”. 

Assista a íntegra do Webinar abaixo. Faça o download do livro aqui

 





10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
03/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Em visita ao senador Eduardo Gomes, ANPPREV entrega homenagem e apresenta pleitos de interesse dos advogados públicos federais
03/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
ANPPREV apoia mês de conscientização sobre o autismo e de atenção à segurança no trabalho
02/04/2024   Notícia
CONVOCAÇÃO   
ANPPREV convoca associados para Mobilização da Advocacia Pública Nacional
01/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
PGF autoriza participação de procuradores federais no Seminário Regional da ANPPREV em Recife
28/03/2024   Notícia
NOTA CONJUNTA   
Nota Conjunta - Direito de voto e elegibilidade dos Advogados Públicos Federais Aposentados nas eleições do CCHA
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto