Marc Fazer login
Notícia
SERVIÇO PÚBLICO

Denúncias de assédio moral cresceram nos últimos anos; saiba como denunciar


Plataforma, criada por entidades representativas de servidores, também passou a contabilizar casos de assédio institucional
  03/08/2020



Os dados apontam para o crescimento no número de casos de assédio moral no setor público. Segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo, a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu, em 2019, 426 denúncias de assédio moral. O pior resultado dos últimos cinco anos. E 2020 não ficará muito atrás. Já são 254 registros até o momento.

Na comparação com 2016, quando foram registrados 136 casos, o ano de 2020 se aproxima do dobro do número de ocorrências. 2017 e 2018, já apontavam para uma crescente com 285 e 356 denúncias de assédio moral, respectivamente. 

Chama a atenção, no levantamento, o número de casos recorrentes em alguns órgãos. No topo da lista estão a própria CGU, os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Educação, da Saúde e da Economia, além da Polícia Federal. 

Hoje, a maior parte das denúncias é registrada na plataforma fala.br. A ferramenta, que faz parte do sistema de ouvidoria do governo, pode, por lei, ser acessada de qualquer órgão ou entidade da Administração Federal. 

Desde 2019, a Articulação Nacional das Carreiras Públicas pelo Desenvolvimento Sustentável (ARCA), por meio do Assediômetro, passou a contabilizar também casos de assédio institucional. O termo é usado para caracterizar constrangimentos, ameaças e desqualificações feitas aos servidores de forma coletiva ou, ainda, às instituições, por parte de gestores.  É o caso dos episódios em que o ministro Paulo Guedes comparou os servidores a parasitas e a assaltantes, que motivaram ingresso de ação coletiva por danos morais. 

Em junho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela ANPPREV, solicitou ingresso na ação como assistente processual. Na petição, o Fonacate ressalta que as ofensas não acontecem por mera casualidade, mas fazem parte de uma estratégia de depreciação da imagem do servidor público, com o objetivo de facilitar a aprovação açodada de projetos que tiram direitos da categoria (relembre aqui). 

O Assediômetro já recebeu 398 denúncias de assédio institucional. Para fazer uma denúncia, envie email para assediometro@arcadesenvolvimento.org.

 





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto