Marc Fazer login
Notícia

ANPPREV: 23 ANOS FAZENDO HISTÓRIA

  28/08/2015



Findava o mês de agosto daquele conturbado ano de 1992, envolto pelas trevas trazidas à nossa então jovem democracia pela famigerada “Era Collor”, de tão triste lembrança!

A crise institucional então vivenciada pela Nação, imposta pelo desgoverno vigente, impunha a todos um sentimento de vergonha e revolta.

Com o serviço público em processo de franco desmanche e com os servidores públicos sendo desrespeitados a cada ação dos “mandarins” de então, cinquenta e oito Procuradores Autárquicos do INSS, oriundos dos mais diversos rincões do território nacional, reunidos em assembleia, deliberaram pela criação da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Foi nesse contexto que surgiu a nossa ANPPREV, graças ao destemor, à entrega e à visão institucional desses bravos 58 colegas fundadores que, resolveram tomar o futuro em suas mãos para escrevê-lo, em conjunto com tantos outros colegas que a eles foram se juntando ao longo do caminho, para dar concretude ao ideário definido naquele final de tarde do dia 28 de agosto de 1992.

Ao longo desses 23 de história, em inúmeras oportunidades o compromisso então firmado foi posto à prova, tendo sempre a ANPPREV estado presente na linha de frente das lutas pelo reconhecimento da carreira e pela valorização de seus integrantes.

Graças à participação altiva e dedicada dos ANPPREVIANOS - razão de ser e de existir da nossa Associação – pode a Previdência Social deixar as páginas policiais e consolidar-se como um dos maiores instrumentos de integração e de justiça social do país.

As batalhas e as vitórias da ANPPREV nestes seus 23 anos de vida passam pelo reconhecimento da carreira com a conquista da GEFA, pela criação da Procuradoria-Geral Federal, fincada sob as bases sólidas da Procuradoria Geral do INSS, que de resto alicerçou a própria Advocacia-Geral da União.

São inúmeras as conquistas da nossa Associaçãoao longo de todos esses anos e mencioná-las, além de desnecessário - posto que se encontram indelevelmente inscritas nos corações e no espírito de cada um dos ANPPREVIANOS -, demandaria um espaço que se alargaria para muito além do objetivo desta mensagem.

Passados agora 23 anos, nos orgulhamos de termos sido partícipes da história e não apenas meros expectadores, primeiro na condição de Procuradores Autárquicos do INSS, depois Procuradores da PrevidênciaSocial e hoje Procuradores Federais.

Hoje, os tempos são outros, mas as dificuldades não são menores. A crise institucional novamente bate às portas da Nação. A carreira se acha flagrantemente inferiorizada em relação às demais funções essenciais à justiça. Nossos subsídios, fruto de árduos embates, encontram-se vilipendiados.

Impõe-se o urgente e inafastável seguimento da luta por melhores condições de trabalho e pelo pagamento, a ativos e inativos, dos nossos honorários tão duramente conquistados.

Vivemos, portanto, dias tão ou quiçá mais difíceis que aqueles vivenciados no início dos anos noventa, mas que certamente haveremos de superar, pela força da nossa já consolidada democracia e pela inegável capacidade de lutar e preservar dos ANPPREVIANOS, demonstrada ao longo desses 23 anos de existência, a partir do exemplo e destemor daqueles bravos colegas reunidos naquele fim de tarde do dia 28 de agosto de 1992.

Sigamos em frente com nossa experiência, alicerçados no passado, mas com os olhos voltados para o futuro, que mais uma vez haveremos de construir!

A ANPPREV, hoje consolidada como “ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS”mas sempre ANPPREV -, está pronta e, mais uma vez, não fugirá à luta pela fortalecimento da Advocacia Pública Federal e pelo resgate do respeito e da dignidade de seus membros, onde quer que as batalhas venham a ser travadas, quer nas lutas cotidianas nos corredores e gabinetes da Administração, quer no Congresso Nacional buscando a aprovação das Propostas de Emenda Constitucional de interesse da categoria, em especial da PEC 82, PEC 443 e PEC 555.

Assim, sem deixar de buscar soluções para o pouco que nos separa, mas firmes no tanto que nos une, a ANPPREV seguirá em frente por mais outros tantos anos sustentada pelo seu maior patrimônio: sua história e seus associados.

 

 

 

PARABÉNS, ANPPREV!

 

 

 

PARABÉNS, ANPPREVIANOS!





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto