Marc Fazer login
Notícia

ANPPREV ADERE AO CONVÊNIO DA AGU E CNJ PARA TORNAR JUSTIÇA MAIS ÁGIL




A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinam, no próximo dia 9, convênio de cooperação para tornar a Justiça mais ágil. A parceria diz respeito a três pontos: advocacia "pro bono" em mutirão carcerário, metas judiciais para 2009 e unificação de sistemas de comunicação virtual entre advogados e tribunais.

O primeiro ponto é decorrente da Orientação Normativa nº 27, publicada no Diário Oficial da União em 14 de abril, que veda o exercício da advocacia privada aos membros da AGU e de seus órgãos vinculados, com exceção da advocacia em causa própria e da advocacia "pro bono" - aquela desinteressada, não remunerada, praticada a favor de quem não tem condições de pagar um advogado.

"Participar do mutirão carcerário é um ato de cidadania", disse o Advogado-Geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli. A ação consiste em analisar processos pendentes de julgamento, durante duas ou três semanas, e encaminhá-los para os juízes - que também participarão do mutirão. Os advogados que se engajarem poderão receber uma compensação, ainda a ser definida (não financeira), e usufruir de horários flexíveis.

As associações de carreira da AGU devem aderir ao convênio. A atuação começará pelo estado do Espírito Santo. O mutirão já foi feito anteriormente na Bahia, Maranhão, Pará, Piauí e Rio de Janeiro.

"Há casos de pessoas com direito a benefícios que continuam presas. No Rio de Janeiro, o mutirão concedeu liberdade a 2 mil pessoas que estavam presas sem precisar. Muitas vezes, não tem nem processo aberto ainda, e a pessoa já está presa", explicou o Secretário-Geral do CNJ, Rubens Curado. "O mutirão passa, mas fica algo permanente - esse é nosso objetivo", completou.

Outro ponto do acordo AGU/CNJ é cumprir a meta do planejamento estratégico do judiciário: julgar, ainda neste ano, todas as ações que tenham sido protocoladas até 2005. "A participação da AGU é imprescindível para que o volume de processos diminua", disse Rubens Curado.

Para agilizar esse ponto, serão identificados os processos onde são aplicáveis as Súmulas da AGU, a fim de evitar a judicialização recorrente. As súmulas permitem que os advogados públicos desistam de recorrer em casos onde, já se sabe, a União perderá.

O terceiro ponto tratado pelo convênio será a virtualização dos processos judiciais e a comunicação eletrônica entre advogados e tribunais. "A troca eletrônica de informações permitirá um maior diálogo", afirmou o Secretário-Geral do CNJ. Além disso, a padronização das demandas também será adotada.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da AGU, Guilherme Benages, é necessária uma uniformização de comunicação dos sistemas da AGU, dos tribunais e demais interessados para agilizar o trabalho da Justiça. "A disponibilização dos processos, na internet, para os advogados públicos também é importante", ressaltou a Secretária-Geral da Contencioso, Grace Maria Fernandes Mendonça.

Letícia Verdi Rossi

Fonte/Autor: AGU.




11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
03/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Em visita ao senador Eduardo Gomes, ANPPREV entrega homenagem e apresenta pleitos de interesse dos advogados públicos federais
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto