Marc Fazer login
Notícia

Dilma, 1ª mulher eleita Presidente do Brasil e os desafios da advocacia pública




“Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil, é imensa a minha alegria de estar aqui. Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida. Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso País: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro aqui, portanto, meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural.”

Este trecho é parte do discurso de Dilma Rousseff, eleita Presidente da 8ª economia do mundo pela vontade livre e soberana e o voto de 55 milhões de concidadãos. A fala solidifica a democracia por ter sido proferida minutos após a confirmação de sua consagradora vitória nas urnas, ainda na noite do dia 31 de outubro de 2010.

Durante cerca 25 de minutos a futura ocupante do Palácio do Planalto apontou desafios a serem enfrentados nas áreas econômicas, social, infraestrutura, política externa, geração de emprego, distribuição de renda e erradicação da miséria.

Também confirmou e reassumiu compromissos firmados durante a campanha, dentre eles, a “valorização da transparência na administração pública, o não compromisso com o erro, o desvio e o malfeito”.

Disse que será rígida na defesa do interesse público em todos os níveis do governo e que os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com seu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos.

No que se refere ao serviço público, a Presidente Dilma prometeu valorizar os quadros profissionais da administração pública, independente de filiação partidária.

“Zelaremos pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência do serviço público, bem como pelo respeito e cumprimento da Constituição, dever maior da presidência da República”.

Ao passo que toda a diretoria da ANPPREV deseja sucesso à nova Presidente do Brasil, reiteramos nosso compromisso juntamente com o Fórum Nacional da Advocacia Pública no documento entregue pessoalmente a então candidata no dia 22 de outubro, durante evento de campanha na Cidade de Belo Horizonte.

No texto, ressaltamos a importância da advocacia pública e apresentamos os anseios institucionais da AGU e das nossas carreiras. Manifestamos também a concordância dos advogados públicos com a política de reconstrução do aparelho do Estado e de valorização dos servidores públicos, especialmente os que integram as carreiras de Estado.

A candidata agradeceu as palavras de apoio e registrou ser sabedora da importância da advocacia pública. Disse ainda que conta com os advogados públicos para o “Brasil seguir mudando”.

 

Meire Monteiro Mota

Presidente da ANPPREV





11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Senador Alan Rick recebe homenagem e discute pleitos de interesse dos advogados públicos federais
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto