Marc Fazer login
Notícia

Educação financeira busca mudar quadro de 1/4 da população endividada

  18/09/2018



Com um quarto da população adulta endividada, Brasil tem o desafio de ensinar as pessoas a lidar melhor com dinheiro

O jornal O Povo publicou matéria de amplo interesse, a respeito da importância da Educação Financeira para evitar o endividamento que já assola um quarto da população adulta do País.

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/09/dinheiro-na-mao-nao-precisa-ser-vendaval.html

 

No Brasil, mais de 62,9 milhões de pessoas estão com o nome sujo por conta de dívidas em atraso. Os dados são de pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostrando que mais de 43% da população adulta está inadimplente naO planejador financeiro da Ouroinvest, Mauro Calil, explica que, apesar da crise econômica - que deixou um saldo de mais de 13 milhões de desempregados no País- seja o principal motor deste cenário, o endividamento das famílias já vinha em patamar alto bem antes da recessão. "Houve um incentivo ao consumo desmesurado. O modelo de desenvolvimento econômico no Brasil era baseado no endividamento das famílias", observa.

Ele diz que os efeitos do descontrole financeiro vão além das restrições ao crédito. Em muitos casos, pode trazer estresse, insônia, depressão, problemas de relacionamento e de produtividade no trabalho.

A diarista Luiza Salvador, 41, sabe bem como é estar com as contas no vermelho. Ela conta que a vida sempre foi difícil, mas a situação apertou conforme as diárias foram diminuindo. "Eu mal recebo dinheiro e o banco já come quase tudo. Eu já nem durmo direito", relata.

Reverter esta condição de vulnerabilidade econômica da população é um grande desafio para o Brasil, pois se trata de um ciclo vicioso: afeta a rotina de pessoas como a Luiza, das empresas a quem a diarista deve e toda a cadeia produtiva, que poderia estar vendendo novos produtos e aumentando o ritmo de produção e contratações. O Governo também passa a arrecadar menos.

Desde 2010, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), organização social criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), buscado mecanismos para disseminar a cultura de educação financeira no País.

Com o apoio dos Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento Social, além do patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Citi Foundation, já foram criadas 43 tecnologias sociais.

Entre os programas, está o de Educação Financeira para Adultos, criado em 2016, com foco em aposentados com renda de até dois salários mínimos e mulheres beneficiárias do Bolsa Família. Mais de 3,5 mil pessoas foram beneficiadas em 15 municípios, incluindo cidades do Ceará.

A superintendente da AEF, Cláudia Forte, explica que, com o acompanhamento dos hábitos de consumo e o ensino de novas práticas, o percentual das beneficiárias do Bolsa Família que conseguiram formar uma poupança para crises e emergências, que no início do projeto era de 23%, passou para 38%. O valor médio mensal inicialmente poupado saltou de R$ 12,40 para R$ 37,10."Para quem está desempregado, fica mais difícil, mas é possível criar oportunidades. É preciso lidar com fatos", afirma.

Entre os aposentados, a redução do número de inadimplentes caiu de 21% para 9% depois de participarem das oficinas do projeto. E 91% passaram a pagar suas dívidas, número que antes chegava a 77%. "Isso é maravilhoso, porque no Brasil mais de 70% dos aposentados com até dois salários mínimos estão em condição de superendividamento", alerta.

 





11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
03/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Em visita ao senador Eduardo Gomes, ANPPREV entrega homenagem e apresenta pleitos de interesse dos advogados públicos federais
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto