Marc Fazer login
Notícia
ANPPREV/SINPROPREV

Forvm, Unafe e Anauni reunem-se com Coordenador de Relações Sindicais do MPOG

  05/05/2015



Na manhã de hoje (05), o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil e a Associação Nacional dos Advogados da União reuniram-se com o Coordenador-Geral de Relações Sindicais, José Borges de Carvalho e pelo Secretário Sérgio Mendonça.  A reunião ocorreu a convite do próprio Coordenador, em obediência ao acordo do último evento ocorrido no MPOG. Naquela ocasião, o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que as associações representativas de classe seriam ouvidas setorialmente para viabilizar a resolução de suas demandas.

Foi ressaltada, ainda, a questão remuneratória, sob a direção da PEC 443/2009. A proposta prevê a paridade remuneratória entre as carreiras jurídicas e é constitucional. No entanto, ainda encontra resistência entre as autoridades do governo. Sobre o assunto, o Presidente do Fórvm e do SINPROFAZ, Heráclio Camargo, afirmou que “o impacto causado pela PEC 443 é insignificante perto do que a AGU recupera e preserva. (...) Além disso, não se trata de um privilégio; é a simetria entre as Funções Essenciais à Justiça, que a Constituição prescreve”.

Na reunião de hoje foram discutidos os 11 pontos que haviam sido acordados pelas entidades representativas, quais sejam:

a. Seja integralmente cumprido o Acordo Salarial de 2012, com regulamentação da distribuição dos honorários de sucumbência;

b. Disposição para apoiar as proposições legislativas em trâmite no Congresso Nacional: PECs n.º 82/2007 e 443/2009;

c. Convocação de todos os candidatos aprovados nos concursos de Procurador do Banco Central do Brasil e de Procurador Federal;

d. Criação imediata de uma carreira de apoio aos Advogados Públicos Federais, com lançamento de edital incontinenti;

e. Reavaliação da organização remuneratória, para que, tendo-se o subsídio do Advogado-Geral da União (atuais R$ 30.934,70) como teto da Carreira, haja um escalonamento a partir de 5% entre os demais níveis das carreiras;

f. Reconhecimento do direito à advocacia liberal aos membros da AGU;

g. Indenização por acúmulo de atribuições e trabalho extraordinário, nos moldes do que se reconhece para a magistratura federal e para o membros do MPU;

h. Reajustamento do valor do auxílio-alimentação, do auxílio-saúde, do auxílio-pré-escolar e das diárias, utilizando-se como parâmetro os valores atribuídos às demais carreiras do sistema de Justiça;

i. Gratificação pela atuação na Justiça Eleitoral;

j. Isonomia nas sistemáticas de promoção de todas as quatro carreiras da Advocacia Pública Federal.; e

k. Respeito à jornada de trabalho de 40 horas semanais, com a criação de um limite máximo de intimações semanais por Advogado.

 Além disso, foi ressaltada a falta de estrutura da Advocacia-Geral da União. Não há carreira de apoio nem condições estruturais para o exercício de funções básicas dos Advogados Públicos Federais. Por isso, é tão importante que a PEC 82/2007 seja regulamentada. Dessa maneira, com autonomia administrativa, a AGU poderá servir melhor ao Estado Brasileiro.

As entidades da APF também insistiram no fato de que não é suficiente a regulamentação dos honorários se o subsídio oferecido pelo governo não for suficiente. A questão tem a dimensão estrutural e conjuntural e ambas devem ser endereçadas ao governo.

Durante a reunião, foram apresentados, também, diversas análises e estudos comparativos, em que são apontadas as perdas salariais na AGU. Esse estudo é apenas parte da farta documentação que as entidades apresentaram para comprovar a disparidade remuneratória que existe entre as carreiras jurídicas e a magistratura.

As demandas foram recebidas pelo Coordenador José Borges, bem como pelos Secretários Sérgio Mendonça, Edina Rocha Lima, e pelo assessor, Wladimir Nepumoceno.  A equipe compreendeu a situação de sucateamento na qual se encontram as Carreiras da AGU.

Entretanto, o Presidente do Fórvm, Heráclio Camargo, alertou para a intensificação de mobilização que está ocorrendo no SINPROFAZ e nas demais entidades representativas, por meio da campanha de Recusa, Compromisso e Entrega. “A questão não é romper o diálogo, mas pressionar o Governo para conseguir mudanças estruturais e referir para o Congresso Nacional a votação das PECs”.

 




Imagens


17/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Vitória da advocacia pública - PEC 10/2023 é aprovada na CCJ do Senado Federal
16/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Saiba como comprovar as despesas e como ter acesso ao ressarcimento de parte do valor do plano de saúde
15/04/2024   Notícia
CONVÊNIO   
Associados(as) à ANPPREV têm 50% de desconto na matrícula da Pós-Graduação em Direito e Processo Previdenciário
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Senador Alan Rick recebe homenagem e discute pleitos de interesse dos advogados públicos federais
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto