Nota de Repúdio - gestão da Advocacia Geral da União

25/04/2018

A Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais - ANPPREV, entidade que há mais de 25 anos atua em defesa das carreiras da Advocacia Pública Federal, e que compõe o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, vem a público registrar seu REPÚDIO no que tange a atual gestão da Advocacia Geral da União – AGU, após a exoneração sumária dos cargos de Procurador-Geral Federal, Procurador-Geral da União e Subprocurador-Geral da União sem aviso prévio e tampouco justificativa plena de impessoalidade.

A ANPPREV sempre se posicionou aberta ao diálogo com as instâncias superiores dos Poderes Públicos, motivo pelo qual enxerga nas condutas e ações unilaterais e impositivas um grave indício, não só de ausência de democracia, mas de célere retrocesso institucional, principalmente no que pertine à nomeação de cargos comissionados no âmbito da AGU sem real preocupação com meritocracia e valorização das carreiras da Casa.

Como entidade representativa, a ANPPREV se compadece dos constantes ataques desferidos a esta Função Essencial à Justiça, e espera, no mínimo, que seus apontados líderes institucionais atuem em consonância com as prerrogativas, os interesses e o devido respeito às carreiras responsáveis pela defesa da Constituição, do Patrimônio e do Interesse Públicos.

A ANPPREV é uníssona, portanto, em seu repúdio aos atos de gestão eivados de pessoalidade e política, reafirmando seu compromisso com a defesa implacável das prerrogativas da Advocacia Pública Federal.

Brasília, 25 de abril de 2018.

Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais -ANPPREV