Marc Fazer login
Notícia
PÓS-PANDEMIA

Fonacate e SGP avançam no diálogo sobre a ampliação do teletrabalho no serviço público


Após a aferição de resultados positivos durante a pandemia, intenção do governo é ampliar o número de servidores em trabalho remoto
  14/07/2020



Representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela ANPPREV, voltaram a se reunir com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia nesta segunda-feira, 13 de julho, para avançar no debate sobre a regulamentação do teletrabalho no serviço público federal, que deve ser ampliado no pós-pandemia.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, ressaltou que não faz mais sentido exigir, no teletrabalho, produtividade maior do que nas atividades presencias, pois o importante é que os resultados sejam apresentados e devidamente aferidos. Observou, também, que é necessário inovar e transpor modelos ultrapassados de gestão, mas que o trabalho remoto deve partir do princípio da boa-fé: “sem isso as chefias imediatas seriam sobrecarregadas nos períodos de homologação de registros de atividades”, ponderou.

Para o secretário adjunto da SGP, Fábio Teizo, é possível conjugar produtividade com melhoria na qualidade de vida dos servidores. Teizo afirmou que a Secretaria está preparando novos normativos sobre o trabalho remoto, a partir das experiências de órgãos que estão em diferentes estágios de maturação de seus próprios modelos.

Marques citou, ao agradecer a abertura do canal de diálogo com a SGP, que a construção do projeto-piloto de teletrabalho na Controladoria-Geral da União, que hoje serve de referência para as discussões sobre o tema, foi fruto da parceria e do diálogo constante entre o órgão e o Unacon Sindical, entidade também presidida por ele. Por isso, essa troca de experiências com a SGP é fundamental para avançar na questão. 

Também presentes na reunião, o diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cléber Izzo, e o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges Filho, agradeceram as sugestões apresentadas pelo Fórum e reafirmaram o compromisso da SGP em dialogar com o funcionalismo na construção de soluções de aprimoramento do serviço público brasileiro.

A regulamentação do trabalho remoto será tratada em assembleia geral do Fonacate nesta terça, 14. Além disso, as entidades afiliadas devem mapear as matérias prioritárias para atuação parlamentar e avaliar como será o retorno das atividades presenciais nos órgãos. 

Acompanhe os encaminhamentos da reunião aqui no site da ANPPREV.  

 

Com informações: Ascom/Fonacate 





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto